Veja outros testes no site



Teste


VOCÊ É MOTIVADO COMO PROFESSOR?

 

Suas atitudes, decisões e ações em sala de aula são essenciais para criar um ambiente motivador. Ao responder com a máxima honestidade esse teste, você vai descobrir se está pondo lenha na fogueira da motivação dos alunos ou despejando nela baldes de água fria.


ATENÇÃO:

Selecione, no máximo, duas alternativas em cada item, com exceção do item 4, no qual você poderá escolher todas as alternativas verdadeiras para o seu caso. Ao final, consulte o gabarito, some os pontos que você fez e veja em qual faixa você se encontra.



1. A aula vai começar. Assinale a frase que melhor traduz o seu estado de espírito.

Será que vou ter forças para sobreviver até sexta-feira nesta escola ?
O primeiro aluno que bancar o engraçadinho na sala de aula vai se ver comigo. Eles querem guerra? Pois vão ter!
Tomara que esta semana seja bem melhor que a anterior.
Preparei um monte de desafios interessantes para as próximas aulas. Estou louco(a) para ver como eles vão reagir.


2. Marque os comentários que mais correspondem ao que você, em geral, sente por seus alunos.

Adoraria se fossem raptados coletivamente por um disco voador.
A maioria é boa, mas alguns não querem nada com nada.
São muito diferentes, fazem coisas que às vezes me emocionam e outras me deixam de cabelos em pé, mas gosto muito de todos eles.
Procuro compreendê-los.


3. Assinale as afirmações que você poderia fazer , em relação à(s) disciplinas(s) que ensina.

Domino completamente o conteúdo e a metodologia e não preciso aprender mais.
Interesso-me bastante e procuro, no dia a dia, aperfeiçoar o domínio do conteúdo e da metodologia.
Muitas vezes preciso ensinar coisas que estão no currículo, mas não me interessam e não sei ao certo para que servem na vida real .


4. Assinale todas as afirmações que você poderia fazer em relação às suas atitudes durante as aulas.

Procuro estimular os alunos a questionar as minhas idéias.
Estou sempre disposto(a) a ajudar.
Tenho dificuldades em criar um ambiente descontraído.
Faço com que os alunos compreendam que errar faz parte da aprendizagem.
Não costumo aceitar decisões da classe.
Antes de dar a minha opinião, escuto as dos alunos.
Na maior parte do tempo, a palavra está comigo. Raramente faço perguntas, desafio os alunos com problemas ou os estimulo a agir.


5. O que você sabe sobre os seus alunos ?

O nome dos que mais se destacam.
Características gerais, como nível sócio-econômico e cultural das famílias.
Seus principais interesses, sonhos e preocupações.


6. Um(a) colega conta que, antes de iniciar a aula, reserva alguns minutos para uma "roda da conversa", para que os alunos tenham a oportunidade de contar alguma novidade, comentar uma notícia, dizer como estão se sentindo e planejar com o(a) professor(a ) o que vão fazer . Você...

…pensa : "Quanta perda de tempo! Desse jeito ele(a) nunca vai vencer o conteúdo".
...pergunta: "E como você utiliza, na sua aula, as informações que os alunos trazem para essa roda da conversa?".


7. Você vai começar a trabalhar um novo tema com os alunos. Como procede?

Explico o assunto da forma mais clara possível.
Faço perguntas para descobrir o que os alunos já sabem sobre o assunto.
Procuro relacionar o assunto com a vida cotidiana e com os interesses da turma.


8. Assinale o tipo de estratégia que você usa mais freqüentemente em sala de aula.

Exposições orais, cópias e ditados.
Trabalhos em grupo e estudos do meio.
Projetos que encorajam os alunos a resolver problemas reais, a fazer algo que seja interessante para eles, utilizando os conhecimentos adquiridos.


9. Ao entrar na sala, você percebe que o ambiente está sujo e muito bagunçado. Que atitude toma ?

Nenhuma. O importante é começar a aula o quanto antes.
Chama alguém da diretoria para ver o estado deplorável da sala e tomar providências.
Pergunta aos alunos o que aconteceu e, depois de ouvi-los, convida-os a, junto com você, rapidamente organizar o espaço antes de iniciar a aula.


10. Assinale os recursos que estão à disposição dos alunos e que você utiliza regularmente.

Quadro negro e giz.
"Cantinhos" com materiais relativos a diferentes áreas do conhecimento, computador, oportunidades de participar de excursões, visitas a museus, teatros…
Livros, dicionários, jornais e revistas.


11. Você utiliza os resultados das avaliações …

…verificando quais alunos estão com desempenho abaixo da média e providenciando medidas de recuperação.
…elogiando os melhores alunos e deixando bem claro aos demais o quanto são incapazes.
…mostrando o quanto os alunos avançaram e convidando cada um a comparar os resultados que obteve com as metas que havia estabelecido para si mesmo.


Sua pontuação



Resultados:

Menos de 13 pontos - Água Gelada: Alerta vermelho! A desmotivação está colocando em perigo sua realização pessoal e a aprendizagem dos alunos

Entre 14 e 21 pontos - Vento na Fogueira: Você faz o possível para estar atento(a) às necessidades dos alunos e apresentar a eles objetivos e tarefas que lhes permitam satisfazê-las.

Mais de 21 pontos - Gasolina Pura: Parabéns! Você adora o que faz, e seus alunos estão descobrindo o prazer de nunca perder a motivação de aprender.

Fonte: Revista Nova Escola, Editora Abril