Veja outros testes no site




Teste


AVALIE SEU DESEMPENHO EM ETIQUETA NO TRABALHO


Assinale a opção que mais se aproxima do seu comportamento.

--------------------------------------------------------------------------------

1) No caminho para uma reunião, você descobre que seu terno perdeu um botão ou que sua gravata ganhou uma mancha de molho de tomate durante o almoço. Você:
a) Fica com o paletó e mantém a mão sobre o botão perdido
b) Menciona esses problemas com bom humor no início da reunião
c) Continua indiferente

2) Ao tomar a iniciativa de cumprimentar o principal executivo de uma empresa que é sua cliente potencial, você percebe que ele tem uma prótese na mão direita. Você:
a) Interrompe o movimento e oferece sua mão esquerda
b) Abandona a tentativa de apertar as mãos
c) Reage normalmente

3) Na entrevista de recrutamento, seu entrevistador parece desinteressado em um aspecto da sua carreira que você julga importante. Você deve:
a) Perguntar por que ele está ignorando o assunto
b) Incluir o assunto na conversa quando surgir a oportunidade
c) Presumir que o entrevistador sabe o que está fazendo e deixa a critério dele

4) O entrevistador pede que você relate um defeito seu. Você:
a) Presume que é uma armadilha e responde com uma frase auto-elogiosa
b) Responde sinceramente, mas com alguns comentários atenuantes
c) Esquiva-se da questão

5) Está claro desde o começo que você e seu entrevistador não vão se dar bem. Você deve:
a) Cortar logo a entrevista e ir embora
b) Pedir que seja avaliado por outra pessoa
c) Continuar indiferente

6) Você está sendo entrevistado por uma banca avaliadora e tem de controlar o medo na frente de vários desconhecidos. Você deve:
a) Olhar para um funcionário e imaginar que é uma entrevista individual
b) Explicar que você está nervoso e pedir a consideração deles
c) Responder às perguntas o mais rápido, para terminar logo a "tortura"

7) Você comparece a uma reunião com seu chefe na qual ele tira conclusões incorretas. É melhor para você:
a) Deixar passar, mas conversar com ele depois
b) Interromper educadamente para consertar os erros
c) Encontrar uma desculpa para chamá-lo de lado e apontar as incorreções

8) Você descobre que a empresa na qual foi trabalhar espera que os funcionários confraternizem depois do expediente. Você é uma pessoa tímida e tem de decidir se:
a) Finge ser mais sociável do que realmente é
b) Faz o mínimo para manter as aparências
c) Evita participar

9) Uma ligação de um velho amigo que mora no exterior é passada a você durante uma reunião importante. Você:

a) Pede que a ligação seja transferida e atende em outra sala
b) Fala brevemente com o amigo, explicando que está ocupado e que liga mais tarde
c) Atende a ligação, mas fala baixo

10) Durante uma festa de confraternização com clientes, você percebe que seu chefe está bebendo além da conta. Você:
a) Tenta convencê-lo a tomar uma bebida não-alcoólica
b) Espera o vexame para ter o que comentar na segunda-feira
c) Pensa na imagem da empresa perante os convidados e se oferece para levá-lo para casa


RESULTADO


Estas são as respostas mais adequadas, segundo os princípios de etiqueta no trabalho. Veja como você se saiu.

1 - C
É o mais sensato, pois o comportamento pode atenuar a má impressão causada pela aparência imperfeita
2 - C
Reaja naturalmente e com bom humor, pois essa situação poderia ter acontecido dezenas de vezes com seu cliente e ele saberá como contorná-la
3 - B
Uma entrevista é um diálogo e, se você quiser introduzir o assunto, deve ter confiança em fazê-lo
4 - B
É a resposta mais desafiadora. Entrevistadores estão cansados de ouvir exageros
5 - B
Oferece uma pequena perspectiva de que o atendimento pelo segundo entrevistador melhore, assim como o seu desempenho final na entrevista
6 - A
É a técnica que dá melhores resultados e é usada por atores que sofrem do mesmo problema
7 - B
É a melhor alternativa, desde que você adote uma abordagem profissional, oferecendo um ponto de vista alternativo
8 - B
É provavelmente a opção mais prática, o que não significa que você tenha de sacrificar sua personalidade por causa dos padrões da empresa
9 - B
É a mais cortês do ponto de vista quem o está esperando na reunião
10 - C
Dentre as alternativas, é a que pode evitar o pior

Fonte: teste adaptado do livro "Etiqueta no Trabalho", de David Robinson (Clio Editora)